24 agosto, 2010

Olhe para as suas unhas

Olhe para as suas unhas



Elas podem revelar problemas e patologias; confira dicas para quem usa esmaltes

As unhas têm um papel funcional muito importante no nosso corpo, que é o de proteger as extremidades dos dedos. Contudo, como o seu crescimento é indolor e contínuo, não prestamos muita atenção.

Só reparamos nelas nas situações em que sofrem alterações, como descolamento das bordas, mudança de cor, formato ou textura. Tudo isso significa que as unhas podem estar "doentes" ou sinalizar que nosso corpo apresenta algum problema.

Algumas doenças sistêmicas, como diabetes, problemas pulmonares e cardíacos, alterações na tireóide, anemia e carência de alguns elementos nutricionais podem ter o diagnóstico inicial feito pelas unhas. É importante ressaltar que o uso de alguns medicamentos orais também pode afetar as unhas.

As unhas que quebram ou descamam podem estar apenas ressecadas pelo uso contínuo de esmaltes e acetona, mas o fato também pode sinalizar uma anemia, por exemplo. Se as pontinhas sofrem deslocamento, isso tende a refletir uma possível contaminação por fungos - as conhecidas micoses - ou por bactérias. Por isso, é contra indicado as receitinhas caseiras e o uso de materiais - como alicates, espátulas e lixas - sem esterilização prévia ou de uso coletivo. Prefira sempre o seu próprio kit e os materiais descartáveis, e se algo estiver "estranho", procure seu médico.

As unhas também podem encobrir tumores de pele que venham a crescer por baixo delas. Então, se notar algo errado - como deformidades, manchas escuras ou dor - não "cutuque", pode ser apenas um hematoma, mas também o início de algo mais sério.

Há também as doenças dermatológicas que podem acometer a pele, e também se manifestar nas unhas, como a psoríase e o líquen plano. Somente um especialista vai poder diferenciá-las e sugerir as opções de tratamento.

As unhas saudáveis têm aspecto uniforme, são lisas, endurecidas, brilhantes e com espessura regular. Crescem cerca de um milímetro por semana nas mãos e de forma mais lenta nos pés. Elas são compostas de queratina, dessa forma, uma alimentação balanceada - composta por proteínas, vitaminas e ferro - é essencial para mantê-las fortes e bonitas.

A cutícula, por sua vez, tem função de barreira protetora contra microorganismos, ela também faz a aderência da lamina da unha na pele. Por isso, deve-se retirá-las o mínimo possível ou somente empurrar o excesso com material adequado e esterilizado.

No caso do uso continuo de esmaltes é interessante deixar as unhas "respirar" pelo menos um dia entre a troca dos mesmos. A remoção deve ser feita com removedores sem acetona.

Na próxima semana falaremos sobre as alergias de pele, inclusive as causadas pelos esmaltes, já que o inverno esta aí, e as queixas se tornam mais frequentes.


De: Coisa de Pele
Adriana Leite escreve sobre beleza e pele
IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, mt obrigada por comentarem, para eu poder responder mais fácil, se puderem, deixem seus e-mails. Obrigada e voltem sempre pra tomar um cafézinho. bjks no S2!!!!!!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails