24 agosto, 2010

As alergias de inverno

As alergias de inverno



Atenção na hora de diagnosticar os sintomas e optar pelo tratamento correto

Por definição, alergia é a resposta exagerada do sistema de defesa (imunológico) do organismo a um agente, uma substância ou um estímulo externo. Clinicamente falando, uma reação alérgica cutânea pode ser manifestada por coceira, inchaço das pálpebras ou lábios e manchas avermelhadas, localizadas ou espalhadas por todo o corpo, por exemplo. As alergias de pele também são consideradas na medicina psicossomática como uma maneira inconsciente de chamar a atenção sobre si. Nos casos de pacientes com ansiedade, medo e raiva, estes estados emocionais podem se manifestar através de coceira intensa. Por isso, é importante a avaliação médica para o diagnóstico correto.

É interessante lembrar que a pele tem a mesma origem embrionária que o sistema nervoso, fazendo com que os dois sistemas estejam intimamente relacionados e ocasionando manifestações cutâneas conforme o estado emocional do paciente. E estas situações são facilmente confundidas com alergias.

As reações alérgicas, sendo respostas imunológicas, são muito específicas e somente um exame bem feito, inclusive avaliando os hábitos e o ambiente, pode encontrar o causador da alergia. Mas devido as inúmeras substâncias que estamos expostos no cotidiano, às vezes, não é possível reconhecê-lo. Uma das reações alérgicas mais comuns está relacionada a componentes do esmalte de unhas, como o tolueno, o formaldeído e ao DBP. Algumas marcas brasileiras possuem versões sem estas substâncias, porém no exterior a variedade é mais ampla.

Há também as alergias desencadeadas por contato com metais, como o níquel, presente na fabricação de botões e bijuterias. No inverno, ao utilizarmos malhas de lã diretamente na pele podemos ter uma sensação de coceira intensa. E como os banhos quentes também são mais frequentes, isso desencadeia um quadro de ressecamento, que nas pessoas mais sensíveis pode levar ao quadro de urticária. Existe a possibilidade do aparecimento de placas vermelhas e inchadas, localizadas nas dobras dos braços e pernas ou espalhadas pelo corpo.

Muita atenção para diagnosticar e optar pelo tratamento correto. Mas a orientação de base durante o inverno é não usar muito sabonete na pele, não tomar banhos quentes demorados e fazer uso frequente de hidratantes no rosto e no corpo para recompor a camada de proteção da pele. Também é importante manter o uso de protetor solar regularmente. Ao observar sinais de "alergia", evite a automedicação, pois alguns medicamentos podem desencadear reações cruzadas podendo agravar o quadro. É prudente consultar seu médico!


De: Coisa de Pele
Adriana Leite escreve sobre beleza e pele
IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, mt obrigada por comentarem, para eu poder responder mais fácil, se puderem, deixem seus e-mails. Obrigada e voltem sempre pra tomar um cafézinho. bjks no S2!!!!!!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails