13 abril, 2010

Tratamento para Tricotilomania sugerido pelo site Mental Help

A Terapia Cognitivo Comportamental é um tipo de tratamento que tem como objetivo comportamentos específicos, sentimentos e padrões cognitivos com a intenção de modificá-los.

Geralmente é administrada por um período determinado de tempo durante o qual se ensina várias técnicas para que consigam controlar seu problema.

Na TCC a ênfase é colocada diretamente na modificação dos problemas e não nas explicações de porque eles começaram.

Uma abordagem para a Tricotilomania típica da terapia comportamental é chamada de "reversão de hábito".

Envolve o aumento da percepção do paciente de cada episódio de arrancar cabelo e da capacidade de interromper isso por meio de uma resposta competente.

Técnicas para aumentar a consciência do arrancar de cabelos incluem identificar os desencadeantes e as seqüências de acontecimentos associados com o comportamento.

Além disso, a pessoa normalmente monitora e registra cada ocorrência de arrancar cabelo, anotando informações como dia e hora, localização, pensamentos, sentimentos, número de fios arrancados, etc, que podem ser úteis ao tratamento.

Um elemento crucial na reversão de hábito envolve a utilização de uma resposta competente para ajudar o controle da compulsão.

A resposta competente é aquela que é incompatível com arrancar cabelo, como fechar as duas mãos com bastante força.

A pessoa instruída a usar e manter a resposta competente por períodos breves quando estiverem entrando em situações de alto risco, quando sentirem a primeira compulsão ou mesmo depois que tiverem começado a arrancar cabelos.

Outros elementos no treinamento de reversão de hábito dizem respeito à preparação de pessoas para o tratamento, à motivação contínua durante o tratamento e a treinos de relaxamento.

Outras estratégias de terapia comportamental empregam procedimentos de "controle de estímulo". Arrancar cabelos normalmente ocorre em certas situações discretas, mas não em outras. Por exemplo, a maioria das pessoas arranca cabelo quando está sozinha. Por exemplo, ao assistir TV, falar ao telefone, ler e guiar. As técnicas de controle de estímulo são usadas em situações nas quais é provável que o comportamento ocorra e têm como objetivo interferir no comportamento.

Típicas técnicas de controle de estímulo incluem o uso de objetos que impeçam o arrancar de cabelos como chapéus, lenços, luvas, protetores de borracha nas pontas dos dedos; também se deve manter as mãos ocupadas e longe dos cabelos.

Como arrancar cabelos freqüentemente ocorre, aumenta ou reaparece juntamente com stress, técnicas de terapia comportamental também podem se concentrar no ensinamento de maneiras eficientes de controlar o stress : controle de respiração, profundo relaxamento muscular e técnicas cognitivas para ajudar o controle da angústia.

Após o controle do distúrbio, a questão da "reincidência" deve ser abordada. Na prevenção da reincidência, ensina-se às pessoas como lidar com a recaída limitando os danos e retomando o controle do distúrbio.

Meu coment: Achei mt válida as técnicas sugeridas. Vou avaliar e ver qual e ou quais posso já aplicar e vou contando como está o progresso desse meu auto-tratamento.

bjs

Um comentário:

  1. Anônimo6:24 PM

    ainda tenho duvidas sobre a tricotilomania no meu caso além de arrancar os cabelos eu como eles tmbm como faço ñ aguento mais e ñ sei por onde começar

    ResponderExcluir

Olá, mt obrigada por comentarem, para eu poder responder mais fácil, se puderem, deixem seus e-mails. Obrigada e voltem sempre pra tomar um cafézinho. bjks no S2!!!!!!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails