13 abril, 2010

Tricotilomania

Todos já haviam me dito que o que faço é uma doença, mas nunca levei a sério, hoje me pus a procurar sobre meu estranho hábito... ARRANCAR CABELOS

Pelo que li essa doença tem um nome tão estranho quanto meu ato é Tricotilomania. Porei abaixo a transcrição da matéria explicativa...

"A característica essencial da tricotilomania (esse nome tão estranho e complicado) é o desejo ou impulso incontrolável de arrancar fios ou tufos de cabelo. Muitas vezes, esse comportamento pode se tornar tão automatizado que a pessoa age inadvertidamente, sem se aperceber dele. Pode se tornar tão grave a ponto de a pessoa ficar com extensas falhas no couro cabeludo, sobrancelhas ou cílios."

Meu coment: eu tenho como impulso mesmo, como disse, é estranho msm, eu tb acho e como está descrito acima, torna-se incontrolável, faço sem perceber...

"A atitude de arrancar fios em si já é bastante estranha e quem sofre de tricotilomania tem completa consciência da estranheza do próprio comportamento. No entanto, após arrancar os fios, muitas pessoas com esse transtorno ainda se engajam em comportamentos como alisar os fios, enrolando-os entre os dedos, passando por entre os lábios e brincando com eles de maneira geral. Algumas chegam a comer as raízes dos fios ou mesmo a engoli-los, o que pode até levar à necessidade de cirurgia para a retirada dos bolos de fios que se formam."

Meu coment: Eu nunca comi, porém fico alisando os fios entre os dedos, analisando-os.

"Não se sabe ao certo o que causa a tricotilomania, mas certamente o fator biológico e hereditário é predominante, em razão de sua grande ocorrência em famílias em que um dos membros já teve TOC (Transtorno Obsessivo-compulsivo, popularmente conhecido como "manias"), ou algum transtorno do espectro TOC (compulsões por compras, jogo, comida, roer unhas etc.)."

Meu coment: Não sei de casos na minha família... mas sei que faço isso qd estou ansiosa e ou meio nervosa.

"Em geral a tricotilomania começa na infância ou na adolescência. Na prática clínica temos notado que muitos adolescentes começam a puxar os cabelos assim que percebem que a qualidade e a cor dos fios mudaram em razão das alterações naturais da adolescência. Isso é mais comum entre as meninas, que dizem não se conformar que o cabelo tenha ficado mais grosso, mais ondulado ou mais escuro. Assim, algumas se esmeram em catar fios destoantes do resto do cabelo. Usam o tato para sentir a textura dos fios ou ficam observando no espelho até detectar fios não assentados, crespos ou com qualquer outra característica que fuja ao padrão por elas desejado."

Meu coment: Não sei se isso começou na adolescencia, porém, sei que percebi e ou perceberam qd eu estava na facu, as meninas falavam pra mim, pára de arrancar os cabelos, já já dará pra fazer uma peruca, olhava para o meu lado e mts e mts fios lá. E faço isso bem como diz acima, pq começo a tatear e sinto uma textura diferente em meus fios e por eu achar que eles não estejam como eu quero, estão + grossos e ou diferentes eu os arranco, um a um...

"Esse problema ganha contornos dramáticos porque causa danos à auto-estima das pessoas e muitas vezes também à sua estética. É comum que deixem de sair de casa, passem a usar bonés e evitem ir à praia, piscina ou se dedicar a quaisquer outras atitudes em que se exponham as falhas do couro cabeludo."

Meu coment: Eu me recordo que já tive problemas estéticos de uma falha aos 15 anos, porém, não me lembro de ter sido essa a causa, após isso, nunca um problema grave, a não ser mts "peter pans", ou seja, cabelos pequenos crescendo e espetadinhos...

"O tratamento, via de regra, é prolongado e difícil, pois exige bastante esforço, dedicação e perseverança tanto do paciente quanto das pessoas próximas. Envolve a necessidade de ganhar maior controle sobre os próprios impulsos por meio de medicamentos e psicoterapia de abordagem cognitivo-comportamental (TCC)."

Meu coment: Tem épocas que consigo me conter +, porém, vezes estou pior, como nas últimas semanas, meu marido tenta insistentemente me brecar, mas tb acabo me estressando com ele de falar. Hoje postei isso aqui é justamente para eu tomar + um passo de conscientização, preciso parar com isso, não quero ter nenhum problema capilar + sério e nem falhas e nem nada disso. Estou expondo meu problema de maneira como visse em um espelho algo que não queria ver, mas preciso.

bjs

Um comentário:

  1. Oi! eu já ouvi falar sobre isso, a primeira vez que li esse nome achei tão estranho, depois entendi o que era. Eu vou ficar na torcida pra vc conseguir sucesso no tratamento. O primeiro e mais importante passo vc acabou de dar, descobrir o que é e como tratar e o melhor...querer cuidar né?
    Um beijo

    ResponderExcluir

Olá, mt obrigada por comentarem, para eu poder responder mais fácil, se puderem, deixem seus e-mails. Obrigada e voltem sempre pra tomar um cafézinho. bjks no S2!!!!!!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails