14 abril, 2010

Réplica do post do Blog Chega de Bagunça, adorei as dicas!

Acabe com a Bagunça em poucos passos!



Você está cansado em viver em função da sua desorganização? Se você é assim, aqui estão os 5 maneiras de tentar melhorar:



1. Use a Regra 80/20

A maioria das pessoas usa apenas 20% dos itens que possui. Os outros 80% são compostos por coisas que já foram utilizadas algum dia ou que possivelmente podem ser utilizadas no futuro. Isso basicamente significa que aproximadamente 80% de suas coisas apenas ocupam espaço e acumula pó.

Comece a selecionar apenas os itens que você usa regularmente. 20% daquilo que você usa regularmente e então mantenha e guarde esses itens. Encontre um lugar para cada um deles, lembre-se que cada coisa deve ter sua casa. Todos os outros itens que se enquadram nos 80% restantes, então estes são excelentes candidato para doação ou venda em brechós. Que tal organizar sua própria venda de garagem, esses dias vi uma placa que dizia brechopping. Uma ideia para chamar a atenção de quem passa.



2. Faça o teste da Emergência

Quem assistiu 2012 o filme? Se estivesse numa situação de emergência e você precisasse escolher em uma hora ou menos alguns itens essenciais, o que você levaria? O que deixaria para trás? Isso deverá lhe dar uma excelente indicação dos itens que são verdadeiramente importantes para você e daqueles itens que não.



3. Crie um sistema de recompensa

Se a sua bagunça está começando a atrapalhar a sua casa, escritório ou sua vida é hora de aliviar sua carga. Garanto que se você recebesse dinheiro para livrar-se de pelo menos de 50%da sua tralha você faria isso sem pensar. Por quê? Porque dinheiro é sempre uma ótima recompensa. Tente estabelecer algumas recompensas realista. Recompense seus esforços com viagens, roupas, experiências. Mas só se você cumprir suas metas. Peça a um amigo ou parente que pegue no seu pé!



4. Mantenha um diário

Escreva num bloco ou caderno cada item que você usar nas próximas 2 semanas. Fique atento para os objetos que não foram escritos na lista e qual a razão? A resposta pode ser que o item seja sazonal, e neste momento não seja hora de ser usado. No entanto, se a resposta é que você está guardando certa coisa, pois pode voltar a ser moda algum dia, então esse item deve ser doado ou vendido.



5. Esconda por 6 meses.

Se o pensamento de se livrar de alguma coisa que você quase nunca usa parece não ser muito boa, coloque os objetos na caixa e guarde (sótão, garagem, etc). Escreva em sua agenda, a data que dever ser daqui exatamente 6 meses a partir de hoje. Nessa data, marca as palavras 6 meses/caixa e a data que a caixa foi fechada.

Quando chegar ao mês 6 e você ler essa anotação em sua agenda, você deve lembrar se tocou ou não na caixa uma única vez nos últimos 6 meses. Se não, está na hora de doar o conteúdo da caixa. Não abra e nem olhe dentro, você pode mudar de idéia. Se não foi necessário nos últimos 6 meses, você certamente não precisa.

Um comentário:

  1. Adoro essas dicas, já tinha visto em algum lugar. Tô precisando mesmo fazer isso!

    ResponderExcluir

Olá, mt obrigada por comentarem, para eu poder responder mais fácil, se puderem, deixem seus e-mails. Obrigada e voltem sempre pra tomar um cafézinho. bjks no S2!!!!!!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails