01 junho, 2010

Como se Proteger de Cheiros Que Podem Desencadear Enxaqueca

Como se Proteger de Cheiros Que Podem Desencadear Enxaqueca
Este link e título acima é do site Enxaque, e como eu já sofri com relação a esse tema várias vezes, acho que pode ser útil a alguém.


Introdução:





Será o Olfato Capaz de Proteger da Enxaqueca?

A enxaqueca é muito mais que uma dor de cabeça. Na verdade a dor de cabeça é um dos sintomas da enxaqueca. Existem vários outros sintomas que afligem os sofredores de enxaqueca. Não é necessário ter todos esses sintomas (ainda bem!) para ter enxaqueca. Se quiser ler mais sobre os sintomas da enxaqueca, clique aqui.



Um dos sintomas bastante comuns que acompanham quem sofre de enxaqueca é uma grande sensibilidade aos cheiros. Cheiros de uma infinidade de produtos podem desencadear uma crise de enxaqueca, ou enlouquecer ainda mais quem já está em crise.

Por exemplo: no elevador, no trabalho, na aula de ginástica, no ônibus, numa festa, ou até mesmo na sala de espera de seu médico, aparece alguém usando um perfume. Sem julgar o mérito da qualidade do perfume, ele pode, sim, estragar todo o resto do dia de quem sofre de enxaqueca, pois pode desencadear uma crise.



A Informação:



Estou escrevendo este artigo porque uma paciente minha fez uma descoberta muito interessante que a tem protegido de crises de enxaqueca desencadeadas por cheiros (ou de cheiros que lhe poderiam desencadear crises de enxaqueca – como você preferir).



Instruções:



Veja a seguir, como ela faz para se proteger desses cheiros:





Sachê de pó de café espresso

1. Compra um sachê de pó de café espresso (daqueles que se colocam nas máquinas de café espresso – não importa a marca, desde que contenham apenas café – podem ser encontrados em supermercados ou lojas especializadas);





Sachê de café com pequenos furos. Qualquer marca serve.

2. Faz pequenos furos no lacre do sachê, de forma que o aroma seja liberado sem que vaze pó de café;



3. Leva sempre consigo o sachê acima descrito. Quando reconhece um cheiro que ela já sabe que pode lhe desencadear uma crise, imediatamente pega seu sachê e leva-o próximo às narinas, procurando respirar o quanto mais o aroma do café pelos furos do lacre do sachê.



4. Mantém o sachê próximo às narinas até se afastar do cheiro nocivo.



Resultado:



Todas as vezes que ela fez isso, relatou que o aroma do café foi suficiente para “distrair” seu olfato do cheiro “ruim” que desencadearia a crise. Ela pode usar esse recurso em qualquer lugar a qualquer hora. Para ela, esse método é muito melhor que tapar o nariz.



Meus Comentários:



Sabemos que o café, para muitas pessoas, pode aliviar dores de cabeça – apesar de não recomendarmos tomar (beber) café com frequência, pois, através de outro mecanismo, a cafeína pode facilitar ou perpetuar dores de cabeça, criando até mesmo dependência (leia mais sbre este assunto aqui). Mas uma boa dose de cafeína, uma vez ou outra, pode – repito – aliviar uma dor de cabeça. Mais uma vez, a diferença entre o remédio (ainda que caseiro) e o veneno sempre está na dose!



Sabemos também que nenhuma pessoa com enxaqueca, até hoje, nos arquivos da literatura médica, apontou para o café ou para o aroma do café como sendo um possível desencadeante de crises de enxaqueca. O café parece simplesmente não incomodar a quem sofre de enxaqueca. Pelo contrário, muitos enxaquecosos até abusam do café.



Sabemos, através da literatura médica, que enxaquecosos que perderam o olfato deixaram de ter suas crises desencadeadas por odores, mostrando que parece ser não necessariamente a substância química ali presente, mas sim a interpretação subjetiva daquele cheiro, a culpada principal pelo desencadeamento de uma crise.



Pode ser que a substituição de um cheiro “do mal” por um cheiro “do bem”, ainda que forte, porém neutro ou até mesmo agradável para muitos enxaquecosos, como o de café, neutralize o cheiro “do mal” o suficiente para que ele não desencadeie uma crise de enxaqueca.



Pode também ser que componentes voláteis do café, responsáveis pelo seu aroma, tenham uma propriedade antienxaqueca.



Tudo isso são especulações a respeito da obseração de uma experiência que deu certo para uma pessoa, utilizando um ingrediente comum na cozinha de todo mundo, que é o café.



Tente você também e deixe seu comentário abaixo. Funcionou para você? Repasse a informação! Vamos descobrir se essa dica realmente é útil para a maioria!

3 comentários:

  1. Nossa, que dica legal!! Eu sofro muito com enxaqueca e adoro cheirinho de café... me deixa muito relaxada. Vou ficar atenta a cheiros que podem causar dores...
    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Já tive muitas dores de cabeça, desencadeadas por cheiros fortes, principalmente perfumes. Quando vamos nas festas então e abraçamos um monte de gente, é uma delícia abraçar, mas uma tortura depois ficar com a mistura de perfumes impregnados em nós. risos... Com certeza essa dica é muito boa!!!

    ResponderExcluir
  3. ADorei a dica, eu tenho enxaqueca, por vários motivos e é um saco conviver com isso viu.
    Beijocas

    ResponderExcluir

Olá, mt obrigada por comentarem, para eu poder responder mais fácil, se puderem, deixem seus e-mails. Obrigada e voltem sempre pra tomar um cafézinho. bjks no S2!!!!!!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails