08 setembro, 2010

Identifique quais são os vampiros de energia de sua casa

Vampiro da energia


Os aparelhos eletrônicos facilitam a vida moderna, mas também pesam no orçamento. Navegue pelo infográfico animado para saber quanta energia elétrica eles consomem e veja dicas para evitar o desperdício

Por Vanessa Lima
Designer Maycon Silva

Vampiros? Monstros? Sanguessugas? Não. Estamos falando dos aparelhos que consomem energia elétrica diariamente na sua casa e, no final do mês, viram aquele pesadelo nas contas. Microondas, lavadora de roupas e computadores certamente tornam a vida mais fácil. No entanto, esses produtos têm um custo e podem sair bem caros, se não forem usados racionalmente. Sem esquecer da questão ecológica: no final, a energia elétrica também envia suas contas para o planeta.

A primeira sugestão para amenizar o problema é óbvia: é preciso utilizar a energia de forma consciente, diminuindo o tempo do banho, apagando as luzes em cômodos que não estão ocupados, desligando a televisão, o rádio e o computador quando ninguém está usando... Mas há algumas outras formas que, embora pareçam simples, podem aliviar bastante a as suas contas.

“Uma maneira eficiente de diminuir o consumo de energia em uma residência é através da substituição de lâmpadas do tipo incandescentes por lâmpadas fluorescentes. As incandescentes de 100 Watts podem ser trocadas por fluorescentes de 23 Watts, resultando em uma redução aproximada de ¼ dos gastos com iluminação”, explica o Engenheiro Edson Navarro, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo). Outra dica é retirar o plugue dos aparelhos da tomada quando eles não estiverem em uso. Pode não parecer, mas aquela pequena luz que indica o modo stand by também acaba consumindo energia. No início é difícil de lembrar, mas, acredite: é uma questão de hábito.

COMPRA CONSCIENTE

Na hora de comprar eletrodomésticos novos, também é preciso prestar atenção. Alguns aparelhos economizam mais do que os outros. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) tem, em seu site, uma tabela que indica quais aparelhos tem maior eficiencia energética, ou seja, usam menor quantidade de energia para funcionar de maneira eficaz. Os produtos aprovados exibem um selo com a sigla ENCE, que significa Etiqueta Nacional de Conservação de Energia. Eles tem uma classificação, que vai de A (os que consomem menos energia) até E. Então, dê preferência a modelos classificados com a letra A.

QUANTO VOCÊ GASTA?

Selecionamos 15 eletredomésticos comuns e fizemos uma média de quanta energia é consumida mensalmente. “Para ver realmente quais são os gastos, é preciso considerar o uso diário e a potência de cada aparelho”, adverte o professor Marco Antonio Saidel, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Confira os valores médios no infográfico abaixo:


bjks no coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, mt obrigada por comentarem, para eu poder responder mais fácil, se puderem, deixem seus e-mails. Obrigada e voltem sempre pra tomar um cafézinho. bjks no S2!!!!!!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails