Até onde eu sei, e eu sei pouco, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, tentante é o ser que tenta, parece óbvio, claro, aí vem a pergunta tenta o que, no caso eu só vi esse termo ser usado para os casais, mt + na real, pelas mulheres, que estão tentando engravidar.
O q é tentar engravidar...
Pelo raciocínio lógico da coisa é querer ficar grávido.
Como é ser uma tentante?
No meu caso é uma inundação de "vozes internas", de pensamentos, sensações, de expectativas, sonhos da construção de um futuro a dois e no futuro três ou +, só Deus sabe qts babys vem neh, Deus e a Santa Pílula (no caso de não querer), apesar de que a pílula, em raríssimas vezes, pode falhar, raríssimas msm, acho mais fácil até acertar na loteria.
É claro, praticar mt love pra então produzirmos a misturinha, mas tb é praticar a imaginação, a idealização, a alegria e a felicidade de construção de algo novo, novos caminhos, novos passos.
Eu passei com a minha gineco no final de Julho/2010 e vi com ela algumas dúvidas que tinha, um mês antes eu já havia passado com ela e feito os exames de rotina que faço anualmente, qt a isso está td ok :D, aí vi com ela sobre a vitamina ÁCIDO FÓLICO.
Explicações qt a vitamina ÁCIDO FÓLICO via Wikipédia:
Ácido fólico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
Folic acid
Nome IUPAC (2S)-2-[(4-{[(2-amino-4-hydroxypteridin-6-yl)methyl]amino}phenyl)formamido]pentanedioic acid
Outros nomes N-(4-{[(2-amino-4-oxo-1,4-dihydropteridin-6-yl)methyl]amino}benzoyl)-L-glutamic acid; pteroyl-L-glutamic acid; Vitamin B9; Vitamin M; Folacin
Identificadores
Número CAS 59-30-3
PubChem 6037
Número RTECS LP5425000
SMILES [Expandir]C1=CC(=CC=C1C(=O)NC
(CCC(=O)O)C(=O)O)
NCC2=CN=C3C(=N2)
C(=O)N=C(N3)N
Propriedades
Fórmula química C19H19N7O6
Massa molar 441.37 g mol-1
Aparência yellow-orange crystalline powder
Ponto de fusão 250 °C (523 K), decomp.
Solubilidade em água 0.0016 mg/ml (25 °C)
Acidez (pKa) 1st: 2.3, 2nd: 8.3
Riscos associados
Principais riscos
associados non-toxic, non-flammable
Compostos relacionados
Compostos relacionados Ácido glutâmico (2-amino-pentanodioico)
Ácido 4-aminobenzoico
Pteridina (dois anéis hexagonais fundidos, com 4 N sustituintes)
Excepto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições PTN
Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.
O ácido fólico, folacina ou ácido pteroil-L-glutâmico, também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.
Benefícios
[1]
O ácido fólico é efetivo no tratamento de certas anemias.[2][3]
Pode manter espermatozóides saudáveis.[4][5]
É um componentes indispensáveis para uma gravidez saudável.[6]
Reduz risco de mal de Alzheimer[7]
Pode ajudar a evitar doenças cardíacas e derrame.[8]
Ajuda a controlar a hipertensão.[9]
Encontrado em vísceras de animais, verduras de folha verde, legumes, frutos secos, grãos integrais e levedura de cerveja. Ele se perde nos alimentos conservados em temperatura ambiente e durante o cozimento. Ao contrário de outras vitaminas hidrossolúveis, é armazenado no fígado e sua ingestão diária não é necessária. Sua insuficiência nos seres humanos é muito rara.
No Brasil, há uma lei que determina que a farinha de trigo seja enriquecida com ferro e ácido fólico (e produtos derivados, como o pão) para diminuir a ocorrência de anemia principalmente em crianças.
Se a mulher tem ácido fólico suficiente durante a gravidez, essa vitamina pode prevenir defeitos de nascença no cérebro e na coluna vertebral do bebê, como a espinha bífida. Pois o ácido fólico participa na formação do tubo neural no feto.
Sinais e sintomas de níveis anormais do nutriente
Hipovitaminose: anemias, anorexia, apatia, distúrbios digestivos, cansaço, dores de cabeça, problemas de crescimento, insônia, dificuldade de memorização, aflição das pernas e fraqueza.
Hipervitaminose: euforia, excitação e hiperatividade.[10]
A fórmula molecular do ácido fólico é C19H19N7O6.
Referências
1.↑ http://boasaude.uol.com.br/lib/showdoc.cfm?LibCatD=-1&Search=Coracao.&LibDocID=3942
2.↑ http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/nutricaoesaude/ult696u180.shtml
3.↑ http://saude.abril.com.br/edicoes/0270/nutricao/conteudo_118690.shtml
4.↑ http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u384169.shtml
5.↑ http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u384512.shtml
6.↑ http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/nutricaoesaude/ult696u333181.shtml
7.↑ http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u45473.shtml
8.↑ http://www1.folha.uol.com.br/folha/reuters/ult112u24808.shtml
9.↑ http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u601428.shtml
10.↑ José de Felippe Junior e Váleria Cristina Paschoal - ControlSoft Nutrition 2004 .
A minha médica pediu que eu tome diariamente 1 drágea de 5mg de Ácido fólico, quer dizer, eu e meu maridez tb, pq além de me ajudar a melhorar aspectos do canal uterino que no caso se estiverem com a assistência da vitamina do ácido fólico auxiliam e ajudam na formação do feto e para meu maridez para manter a boa saúde dos espermas.
Para nossa prescrição de vitaminas é somente isso mesmo por hora. E claro, palavras dela, praticar mtttttttt kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Agora outra coisa... data de ovulação...
Desde Julho tenho marcado as datas de minha menstruação para "calcular" melhor a data de minha melhor época de ovulação. E tenho visto com base nesses links:
- http://boasaude.uol.com.br/tools/ovcal.cfm
- http://www.e-familynet.com/pages.php/PT/000/calculadora_de_ovulacao.htm
Agora porei abaixo uma pequena matéria do site Boa saúde sobre os dias mais férteis da mulher.
Quais são os dias férteis do ciclo menstrual?
Neste Artigo:
- Introdução
- O que se sabe sobre os dias férteis da mulher
- Novas estimativas no cálculo da janela fértil do ciclo menstrual
- Conclusão
"Os métodos existentes para o cálculo dos dias férteis da mulher são ainda muito imprecisos, calculando apenas os dias prováveis de fertilidade. Portanto faz-se necessário a elaboração de métodos mais modernos e mais específicos, que pudessem deixar as mulheres mais seguras quanto à probabilidade de gravidez".
Introdução
Durante o ciclo menstrual da mulher existe um período de dias, nos quais a relação sexual tem grande probabilidade de resultar em gravidez (janela fértil). Atualmente, acredita-se que este intervalo de tempo compreende os cinco dias antes e alguns dias após a ovulação.
A criação de um método que pudesse calcular precisamente a janela fértil seria muito útil, pois poderia ajudar no planejamento familiar, através do método anticoncepcional natural baseado na abstinência sexual durante estes dias e, também, poderia orientar aqueles casais com dificuldade para ter filhos, os quais teriam maiores chances de gestação, casos as relações fossem feitas exatamente no período da janela fértil.
O que se sabe sobre os dias férteis da mulher
Para se entender como são calculados os dias férteis da mulher, é preciso conhecer as variações de alguns sinais do organismo feminino que acontecem no decorrer do ciclo menstrual.
O ciclo menstrual inicia-se no primeiro dia da menstruação, na sua primeira fase ocorre uma produção exclusiva de estrogênio pelo ovário e, logo após a ovulação, tem início a fase de produção de progesterona, conhecida também como fase lútea. Esta fase do ciclo é fixa e a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes do início da próxima menstruação.
O tempo de sobrevida do óvulo dentro das trompas, após a ovulação, não é bem definido, mas parece estar entre 12 e 24 horas. Já os espermatozóides parecem ter uma sobrevida maior, variando de 24 até 96 horas. Por isso os dias férteis começam antes mesmo da ovulação.
Alguns sinais fisiológicos são indicativos da ocorrência da ovulação, dentre eles podemos citar a dor pélvica que ocorre em algumas mulheres, provocada pela distensão excessiva do folículo que envolve o óvulo, na hora da eliminação do mesmo.
Outro sinal sugestivo de já ter ocorrido a ovulação é a mudança da temperatura basal do corpo da mulher. Isto ocorre devido a progesterona que promove uma elevação de cerca de 0,2 - 0,6ºC da temperatura. Esta elevação pode ser precedida por uma leve queda, que corresponde ao pico de estrogênio, que ocorre pouco antes da ovulação.
Por fim, outra característica que pode ser avaliada é a mudança do aspecto do muco cervical (secreção que sai na vagina). Após a ovulação, a progesterona faz com que o muco seja produzido em pequena quantidade, sendo espesso e viscoso, devido à grande quantidade de células e a pouca quantidade de líquidos. À medida que aumenta a produção de estrogênio, o conteúdo de água e sódio desse muco se eleva progressivamente, atingindo o ápice no pico de estrogênio pré-ovulatório, então esse muco se torna então volumoso, transparente e com pouca quantidade de células. Esse tipo de muco cervical é altamente permeável aos espermatozóides, facilitando a sua ascensão ao interior do útero. Posteriormente, quando a progesterona começa a ser produzida após a ovulação, o muco se torna novamente espesso e fica impermeável aos espermatozóides.
Novas estimativas no cálculo da janela fértil do ciclo menstrual
Com o objetivo de providenciar estimativas mais específicas dos dias férteis da mulher, um grupo de pesquisadores norte-americanos, liderados pelo Dr. Allen J Wilcox (do Epidemiology Branch, National Institute of Enviromental Health Sciences, Durham, USA), desenvolveram um estudo, no qual eles acompanharam um grupo de mulheres e tentaram estabelecer seus dias férteis.
Os autores acompanharam 213 mulheres saudáveis, que desejavam ter filhos e haviam parado o uso de métodos anticoncepcionais. Todas as participantes não tinham relato de infertilidade. A idade das pacientes variava de 25 a 35 anos. Dois terços destas não tinham filhos. Todas foram questionadas quanto à regularidade e duração do ciclo menstrual. As pacientes faziam uma coleta diária da primeira urina da manhã e relatavam os dias em que tinham relação sexual e em que menstruavam. Durante o tempo de acompanhamento, 62% das mulheres engravidaram.
O dia da ovulação foi estimado através da mudança da concentração urinária de metabólitos do estrogênio. No total foram analisadas 696 ovulações. A janela fértil foi considerada como os cinco dias precedentes e o próprio dia da ovulação.
De acordo com o Dr. Allen, foram encontrados ciclos com ovulações variando do oitavo até o sexagésimo dia do ciclo. Sendo que 2% das mulheres apresentaram ovulação no quarto dia do ciclo e 17% no décimo sétimo dia. Mas o pico de ovulações ocorreu entre o 12º e 13º dia do ciclo, com 54% das mulheres pertencentes a esse grupo. Portanto quanto maior o ciclo mais tarde foi a ovulação e, conseqüentemente, a janela fértil. A duração dos ciclos variou entre 19 e 60 dias, mas a maioria das mulheres apresentou ciclos com cerca de 28 dias. De modo geral, os ciclos curtos apresentaram ovulações mais precoces e os mais longos apresentaram ovulações tardias.
Cerca de 16% das participantes relataram ciclos irregulares. Durante o estudo estas pacientes apresentaram, geralmente, ovulações cada vez mais atrasadas, o que fez com que seus dias férteis se estendessem mais ao longo de cada ciclo.
Os autores estimaram que as mulheres apresentam apenas 1% de chances de estarem em sua janela fértil já no segundo dia do ciclo (2º dia de menstruação). Porém, isto muda rapidamente durante a segunda semana do ciclo, visto que mais da metade das mulheres estarão nos seus dias férteis entre o 13º e o 14º dia do ciclo. Eles ressaltaram o fato que o atraso de ovulação ocorreu em boa parte das mulheres, com diferentes durações dos ciclos.
Os autores notaram que em mulheres com ciclos de 28 dias, a janela fértil poderia estar entre o 10º e 17º dia do ciclo. Sendo que apenas 10% dessas pacientes apresentaram ovulação exatamente no 14º dia do ciclo. Portanto, a janela fértil pode ocorrer mais cedo ou mais tarde no ciclo, diferindo muito do que se acreditava (de que a fase folicular do ciclo é fixa e dura 14 dias).
Conclusão
Frente a este estudo, o que se pode concluir é que o cálculo da janela fértil feminina continua impreciso. Sendo assim, os casais com dificuldade para ter filhos, que poderiam se beneficiar das relações sexuais durante o período fértil, não podem contar com a precisão desse método. Mas estes poderiam contornar essa situação e aumentar suas chances de concepção, mantendo duas a três relações por semana, durante cada ciclo.
Já os casais, que usam a abstinência sexual durante os dias férteis como método de contracepção, devem ficar atentos que este método muitas vezes não é efetivo. E que mesmo durante os períodos menstruais algumas mulheres já podem estar nos dias férteis.
Fonte: BMJ 2000;321:1259-1262 (18 November)
Copyright © 2005 Bibliomed, Inc. 16 de Agosto de 2005
Agora informações e "táticas" além ciência... kkkkkkkkkkkk
Uma amiga minha me perguntou, se vc pudesse escolher, quer que seja menino ou menina, claro, como sempre e penso que todas as mães pensem o msm qd perguntem algo assim é, o importante é que venha com saúde, mas além disso se eu pudesse escolher, apesar de eu querer mesmo um casal, sim queremos ter 2 "pacotinhos", como eu e meu maridex chamamos nossos futuros filhotinhos, kkkkkkkkkk, eu gostaria de ter primeiro um meninão, sim, até já temos um nome pra ele Arthur, antes eu ñ queria o tal h no meio do nome, mas acabei me rendendo e agora até aprecio kkkkkkkkkkkkk, eu ja gostei de outros nomes, mas esse é o que + eu gosto, e meu marido tb, há algum tempo. Se for menina, queremos Valentina, mas tb amo Lara.
Bom, depois dessa pequena introdução ao papo, minha amiga disse, bom tem uma tabelinha que algumas amigas dela que estavam tentando e conseguiram engravidar usaram e deu certo, coincidência, funciona msm, não sei, só sei que eu disse, passa aí, vamos ver como é, quem sabe dá certo.
Como funciona a tabela para engravidar menino:
Conta-se a partir da data em que menstrua + 11 dias, ou seja, 12 dias contando o dia que menstruou. E zázzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz vc pratica lindamente nesse dia e pode nascer um lindo meninão.
Como funciona a tabela para engravidar menina:
Conta-se a partir da data em que menstrua + 13 dias, ou seja, 14 dias contando o dia que menstruou. E zázzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz vc pratica lindamente nesse dia e pode nascer uma linda princesinha.
Claro que ainda penso que vai vir o que terá de vir o que terá de vir, sou mt crente em providências divinas tb, sou uma mulher de fé, mas que mal pode fazer tentar neh... vai que dá certo. kkkkkkkkkkkkkkkk
E td isso estou anotando na minha agenda linda e maravilhosa!
Bom, por hora acho que já falei demais. Esses dias volto e comento + coisinhas.
bjkssssssssss no coração