Dicas para uma depilação perfeita
Evite complicações, encravados e manchas na pele com a escolha certa do método e cuidados essenciais
Com cera, pinça, cremes ou lâmina a depilação deixa a pele lisinha, sem os pelos indesejados. Mas o resultado deste ritual de beleza nem sempre é o desejado – é possível ficar com manchas, pequenos machucados e pelos encravados. Alguns cuidados básicos tornam o processo mais fácil e menos doloroso.
- Mantenha a pele hidratada, o que facilita o nascimento dos pelos e impede que eles encravem tanto.
- Esfolie o corpo de uma a duas vezes por semana. O processo remove a queratina excessiva da pele e facilita a passagem do pelo.
- Caso use cera quente ou fria, não passe hidratante nas regiões a serem depiladas para ajudar na adesão do produto.
- Só faça uso de ceras e materiais descartáveis – a higiene evita infecções.
- Cera quente deve ser evitada por quem tem vasinhos ou varizes, já que o calor provoca mais rompimentos e dilatação dos vasos.
- Aposte na pinça apenas na hora de remover os pelos residuais ou em pequenas áreas, porque ela pode provocar pequenos ferimentos que resultam em manchas.
- Cremes e loções depilatórias devem ser testados em pequenas áreas antes de aplicados no corpo. Como os ativos que “derretem” os pelos são potencialmente irritantes recomenda-se aplicar uma pequena quantidade de óleo mineral ou vegetal na pele antes de usá-los.
- A mesma dica do óleo vale para os descolorantes. Esses produtos, aliás, não estimulam o crescimento dos pelos ao contrário do que muita gente acredita.
- Se você sofre com pelos encravados em regiões como virilha e axila não faça depilação com cera. Para evitar as bolinhas e inchaços use lâmina e se possível aposte em um método prolongado de depilação, como os lasers e luz pulsada. Isso impede também que os encravados deixem cicatrizes definitivas.
De: Coisa de Pele - Adriana Leite escreve sobre beleza e pele – IG